Beber vinho com o parceiro apimenta o relacionamento e aumenta a felicidade da relação! Está provado!

Curiosidades Geral

publicidade

Não é de hoje que se tem conhecimento do fato de que o álcool funciona como um “lubrificante social”. Isso acontece porque, ao cair na corrente sanguínea, o álcool percorre todo o corpo humano e é absorvido pelas células.

Ao chegar ao cérebro, ele atua inibindo a comunicação entre as células nervosas e as demais células, reduzindo a atividade das células excitantes e aumentando a atividade das células inibidoras. Por fim, atua no córtex cerebral, que é a porção do cérebro responsável pelos pensamentos e pela consciência, afetando os centros de controle do comportamento, o que torna o indivíduo mais desinibido.

tomar_vinho

A novidade é que o consumo de álcool em quantidades moderadas pode até afetar positivamente os relacionamentos amorosos. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, aponta que casais que consomem uma garrafa de vinho por semana se declaram mais felizes que aqueles que não consomem álcool juntos.

De acordo com a pesquisa, mulheres que bebem com seus parceiros podem aumentar o nível de satisfação com a relação em até quatro vezes. Nos homens esse índice é menor mas, ainda assim, expressivo: os que bebem com as companheiras são, em geral, três vezes mais felizes na vida a dois.

Mas, se o casal não estiver afinado no consumo de álcool, a tendência é que haja problemas em decorrência desse costume. Ainda de acordo com os estudos, os casais que se consideravam mais “infelizes” em seus relacionamentos eram aqueles que estavam em desacordo quanto à ingestão de álcool. Enquanto isso, casais que bebiam moderadamente e, dado importante, juntos, eram os mais “felizes”. Cerca de 91% deles se declaravam plenamente satisfeitos com seus casamentos.

Isso significa que não adianta beber sozinho. A lógica explica: quando o casal reserva algum tempo durante a semana para dividir algumas taças de bebida alcoólica, é porque está, na verdade, reservando um tempo para bater papo sobre assuntos aleatórios e leves, ao invés de apenas debater temas densos relacionados ao cotidiano. Esse costume desenvolve, entre eles, um grau maior de intimidade e entendimento quanto às questões que permeiam o relacionamento. Dessa forma, casais que bebem juntos, na prática, se dão mesmo melhor que casais abstêmios ou que bebem separados.

Portanto, se você e o gato estão enfrentando dificuldades na comunicação diária, experimente comprar uma garrafa de um bom vinho e convidá-lo para dividir com você algumas taças da bebida. Além de saborearem ótimos momentos, vocês vão perceber uma melhora significativa na qualidade do relacionamento.

Partilhar:


publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.