Veeco RT! O primeiro carro desportivo português! Diferente de todos os outros!

Automóveis Imagens Motores
Gearbest POCO F2 Pro 5G Smartphone promotion
POCO F2 Pro 5G Smartphone

O Veeco RT é o primeiro carro desportivo elétrico português a ser comercializado.

O Entroncamento é conhecido como a “terra dos fenómenos”, e na verdade faz valer a sua alcunha com o projeto Veeco. Há anos que este desportivo elétrico está em produção, mas já está finalmente homologado, o que significa que já pode ser comercializado, o que acontecerá no início de 2016, a partir da unidade de produção instalada em Vila Nova de Gaia.

Este ambicioso projeto nasceu da mente de João Oliveira, apaixonado pela competição de automóveis, dedicou muitas noites a construir veículos elétricos. O Veeco remonta há uma década atrás, quando em 2005, Oliveira começou a trabalhar num roadster elétrico, inspirado por linhas desportivas. Mais que conceber e desenvolver um veículo eficiente e de baixo consumo energético, o projeto visava sobretudo provar que era possível construir um automóvel em Portugal, neste caso apoiado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e um orçamento total de cerca de dois milhões de euros.

Recorrendo a apoios comunitários, o Veeco foi sendo desenvolvido ao longo dos anos, ganhando a forma atual: um automóvel muito leve, apoiado em três rodas – decisão que lhe garantiu uma homologação mais rápida, pois está registado como motociclo de três rodas, ou seja, um classe L5E. Isto significa que a versão de 15kW pode ser conduzida a partir dos 16 anos e circular nas autoestradas.

A Veeco visa as necessidades de quem precisa de circular diariamente, em pequenas deslocações. Oferece dois lugares e uma carga de bateria garante uma autonomia perto dos 400 quilómetros, na versão avançada, enquanto a de base ronda os 200 quilómetros antes de abastecer. Pode carregar a bateria em casa, numa tomada monofásica comum. A empresa estima um consumo de cerca de um euro por cada 100 quilómetros, tendo como base a tarifa bi-horária noturna.

A linha de montagem do Veeco foi instalada na Fibrauto, em Gaia, empresa que desenvolveu a carroçaria do veículo. Estão previstas três versões do automóvel, com preços a rondar entre os 23 mil e 25 mil euros. O mais potente pode atingir os 160 km/h, refere a empresa.

Este veículo é 100% “made in Portugal”!

Fonte: topgear.com.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.